E. E. Profa. Karla Patrícia

E. E. Profa. Karla Patrícia
Frente da escola

sexta-feira, 28 de abril de 2017

5o. A - EJA: Regência - Gênero Textual

Regência: 5o. A - EJA

 No dia 18/04/2017, realizei a minha regência, ministrei o conteúdo sobre Gênero Textual para os educandos do 5o. A da EJA, da E. E. Profa. Karla Patrícia. Disponibilizei as cadeiras da sala em círculo e iniciei a aula dialogada, expliquei sobre os diversos tipos de gêneros textuais, assinalei os primários dos secundários e, com o objetivo de aferir o grau de entendimentos dos alunos sobre este assunto, instiguei-os ao debate e reflexão, sendo assim, utilizei uma técnica de dinâmica de grupo - "brainstorming", que me ajudou a explorar a potencialidade criativa das respostas dos alunos. Em seguida,  visando auxiliar as questões voltadas em relação da indisciplina da turma, assim como, a falta do respeito entre os alunos e dos alunos com os seus educadores, pontuados em meu  estágio supervisionado, contei a parábola: O monge mordido, dessa forma, levei-os a refletir sobre as suas ações, assim como o tratamento dispensado aos seus colegas da sala de aula e respectivamente aos seus professores da escola. Tão logo, os alunos reconheceram que não estavam colaborando com o bom decorrer das aulas e comprometeram-se a mudar, pra melhor as suas atitudes na sala de aula, ao menos, diminuir essas ocorrências de indisciplina. Declararam que iriam estudar, pois não seriam o "escorpião" da história, porque queriam ser igual ao "monge", pois desejam mudar as suas realidades e relataram que acreditavam que essa transformação, essa mudança ocorra através da educação, aprendendo conteúdos novos na escola. Finalizei a minha regência agradecendo a educadora pelo espaço cedido, assim como, agradeci também a participação e o envolvimento dos 25 educandos presentes, naquela noite. Concluída a regência, percebi que, é sim possível mediatizar o processo de ensino-aprendizagem na escola, para isso basta sensibilidade, empenho, humildade, amor, vontade e olhar humanizado. Que essa educação libertadora aconteça através do diálogo mediatizado na relação horizontal entre educadores e educandos!

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